Diversos países se disseram de portas abertas para cientistas estrangeiros, conforme cortes na ciência nos Estados Unidos eram anunciados pela administração de Donald Trump. O risco de uma debandada em larga escala, porém, é tido como pouco provável, segundo Kei[…]
Uma pesquisa pioneira sobre fezes de baleias do Ártico nas últimas duas décadas revelou como o aumento das temperaturas oceânicas está provocando um crescimento de toxinas de algas nas cadeias alimentares marinhas.Leia mais (07/10/2025 - 10h30)
Neste momento, parece indiscutível que a corrupção é um dos piores danos que podem ser causados às sociedades democráticas. O uso indevido da autoridade, dos direitos e das oportunidades concedidas pelo exercício do poder é contra a lei e os[…]
Uma das soluções para mitigar as emissões de carbono, que levam ao aquecimento global, pode estar mais perto do que imaginamos: embaixo dos nossos pés. É que, além de sustentar tudo o que repousa sobre o planeta, os diferentes tipos[…]
Cientistas conseguiram extrair e sequenciar proteínas de fósseis dentários de espécies extintas de rinocerontes, elefantes e hipopótamos, sendo um deles com idade estimada entre 21 e 24 milhões de anos. O trabalho abre uma nova fronteira para investigar o passado,[…]
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) projeto de lei que proíbe o uso de animais vertebrados vivos em testes de ingredientes ou de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumesLeia mais (07/10/2025 - 02h14)
Cientistas monitoram um exoplaneta que passa por uma situação que até então não havia sido observada. A descoberta foi descrita em um estudo publicado no início deste mês na revista Nature.Leia mais (07/09/2025 - 13h00)
O corpo humano é uma máquina. Suas muitas partes -desde os detalhes microscópicos das nossas células até os nossos membros, olhos, fígado e cérebro- foram montadas gradualmente ao longo dos nossos 4 bilhões de anos de história.Leia mais (07/09/2025 -[…]
Arqueólogos peruanos anunciaram a descoberta de uma cidade antiga na província de Barranca, no norte do Peru.Leia mais (07/09/2025 - 08h00)
Cientistas descobriram no estado do Arizona, nos Estados Unidos, fósseis de um conjunto de animais que revelam um período de transição no início da Era dos Dinossauros.Leia mais (07/09/2025 - 06h00)
O filósofo Aristóteles (384 - 322 a.C.) foi o primeiro a formular a distinção entre infinito potencial e infinito atual. O infinito potencial se refere a um processo que pode continuar indefinidamente, como o ato de contar: 1, 2, 3,[…]
Sabe aquela sensação generalizada de que um dia não é suficiente para resolver todas as pendências que temos pela frente?Leia mais (07/08/2025 - 18h02)
Um estudo publicado nesta segunda-feira (7) refuta a ideia de uma dominância masculina amplamente difundida entre os primatas. A conclusão dos pesquisadores oferece uma visão muito mais relativizada das relações entre os sexos opostos em macacos e lêmures, por exemplo.Leia[…]
A startup The Exploration Company (TEC), com sede na Baviera (Alemanha), disse que está investigando a perda de uma cápsula espacial que transportava cinzas de 166 pessoas.Leia mais (07/08/2025 - 11h03)
O que você sente quando recebe um emoji de alguém? Depende de qual é o símbolo, evidentemente -se é de um coração vermelho, de um sorriso, ou de um gesto com as mãos juntas, por exemplo. O que um estudo[…]
Profissionais dão dicas para quem não está acostumado a fazer atividades físicas com frequência.
Atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade, ajudam a manter o corpo saudável. Quem não tem tempo - ou dinheiro - para ir à academia, pode inserir na rotina hábitos simples e que contribuem para a saúde e bem estar.
Quem não está acostumado a fazer exercícios deve inserir pelo menos 30 minutos de caminhada, três vezes por semana, à rotina. Em três semanas, segundo o professor de Educação Física com especialização em personal trainer e fisiologia do exercício, Jorge Matheus, já é possível ver resultados. "Esse é o tempo em que o organismo, fisiologicamente, já começa a dar respostas. Qualquer pessoa sedentária que não está acostumada e começa a fazer as atividades já sente os benefícios".
O personal atenta ainda para a necessidade de fazer outras atividades que auxiliam na manutenção da forma física. "A bicicleta é uma atividade física aeróbica, que só faz bem. Precisamos usar mais a estrutura que as cidades (de praia) oferecem. Quem tiver tempo pode jogar frescobol ou ainda uma partida de vôlei na praia com os amigos. É preciso colocar esse tipo de atividade na rotina".
Jorge Matheus reafirma a necessidade de ser ativo, não só na hora de realizar exercícios físicos. "É tudo uma questão de mudar os hábitos. Se for em algum andar mais baixo, evitar o elevador e subir ou descer de escada. Evitar ir de carro à padaria ou lugares próximos de casa. A longo prazo, isso faz uma grande diferença".
Postura
Principalmente quem não está acostumado a 'se mexer' deve tomar cuidado para evitar dores ou lesões. O educador físico Moises Marinho, coordenador técnico da rede Fórmula Academia, na Capital, reforça que é preciso manter a postura não só nas atividades físicas, mas também no dia a dia, como nos afazeres domésticos e trabalho.
"A longo prazo, algumas atividades podem fazer mal para a postura. É difícil manter a postura correta, mas a pessoa deve tentar mantê-la ao máximo. Na hora de agachar para pegar objetos no chão, por exemplo, o ideal é flexionar os joelhos na hora, mantendo a estabilidade do tronco", afirma o profissional.
Já o gasto calórico com atividades domésticas, como lavar e passar roupas, Marinho afirma que é pequeno. "Varia de acordo com a pessoa, mas quanto maior o volume e a intensidade da atividade, maior é o gasto energético. Nos afazeres de casa não temos uma queima tão expressiva". Uma pessoa de 60 kg, por exemplo, gasta em média 60 calorias ao passar roupas por 30 minutos.
Marinho reforça ainda que é preciso ficar atento para a queda e projeção dos ombros depois de um longo tempo sentado ou fazendo alguma atividade. "Isso ocorre pelo cansaço da musculatura dorsal. Nesse momento, uma pausa deverá ser considerada, pois muito tempo nessa posição poderá causar compressão excessiva das vértebras torácicas e cervicais", explica.
O alongamento também deve ser inserido nas atividades do cotidiano. Ele explica que muitas das posições e rotações do tronco exigem maior flexibilidade e elasticidade dos tendões. "A falta pode acarretar em tendinite e lesão do tecido do tendão, que leva mais tempo para se regenerar que o tecido muscular".
Rua Quintino Bocaiuva,154 | Centro - Piedade-SP
15 3244 8200